ENCERRADAS
Serão aceitos trabalhos relacionados à interdisciplinaridade, na forma de: a) relatos de pesquisas, em andamento ou concluídas; b)relatos de experiências com a interdisciplinaridade nas atividade de ensino, pesquisa e extensão; c) reflexões; d)propostas de institucionalização.
Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica, e deverão indicar o eixo temático no qual pretendem inserir-se. Os eixos são descritos a seguir, contemplando alguns dos assuntos, sem esgotar, porém, todas as possibilidades.
Eixo temático 1: Teoria e Prática da Interdisciplinaridade
Tem por objetivo avançar no debate sobre a teoria, a epistemologia, o método e as práticas da interdisciplinaridade. Incluem-se temas como:
* histórico da criação de conhecimento disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar;
* taxonomia da interdisciplinaridade;
* pedagogia e interdisciplinaridade;
* método científico e interdisciplinaridade;
* alcance e limites da multi/interdisciplinaridade/transdisciplinaridade.
Eixo temático 2: Conhecimento Interdisciplinar
Tem por objetivo abordar as diferentes manifestações da multi/interdisciplinaridade e suas relações no contexto das diversas áreas do conhecimento. Incluem-se temas como:
* interdisciplinaridade na formação e na pesquisa disciplinar em campos científicos que incluem: filosofia, física, química e matemática aplicada; engenharias e arquitetura; ciências sociais aplicadas; ciências da saúde e biológicas, etc..
* multi e interdisciplinaridade como campos científicos e de formação. Entre esses, incluem-se: gênero e sociedade, ciências da cognição; computação e sistemas de informação, sustentabilidade e meio ambiente; inovação e empreendedorismo; biotecnologia; novas engenharias (mobilidade, conhecimento, violência, crises econômico-sociais, agressão ao meio ambiente).
IMPORTANTE: NÃO SE TRATA DE APRESENTAR RESULTADOS OU O ESTADO ATUAL DE PESQUISA, MAS SIM A MANEIRA COMO A INTERDISCIPLINARIDADE ESTÁ PRESENTE NA PRÓPRIA FORMULAÇÃO E SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA.
Eixo temático 3: Institucionalização da Interdisciplinaridade
Tem por objetivo avaliar oportunidades e desafios e propor ações que visem a tornar os sistemas educacional e de C&TI do País mais abertos e receptivos à interdisciplinaridade e a novas formas de conhecimento. Reconhecem-se, aqui, tanto os desafios e impeditivos estruturais à multi/interdisciplinaridade, como experiências, programas e marcos regulatórios que vêm propondo formas institucionais alternativas às configurações tradicionais da pesquisa, da formação e da gestão acadêmicas (ex. UFABC, UFBA, CAInter/CAPES, Reuni, Lei da inovação, etc.). Incluem-se temas como:
* Avaliação e interdisciplinaridade (avaliação por pares, avaliação de projetos, etc.);
* Processos inovadores na gestão acadêmica;
* Estrutura curricular e interdisciplinaridade;
* Profissional interdisciplinar (carreira, trajetória, perfil, oportunidades);
* Estrutura das organizações e interdisciplinaridade.
Formato de submissão
Os trabalhos devem ser elaborados na forma de resumo expandido com até duas páginas (até 3.500 caracteres com espaço), através do site http://www.siiepe.ufsc.br. Poderão ser enviados trabalhos nas seguintes línguas: português, inglês ou espanhol.
O resumo deverá contemplar, sucintamente, os seguintes elementos:
* Introdução: ressaltar a maneira como a multi e interdisciplinaridade constituem a base do trabalho.
* Procedimentos Metodológicos.
* Justificativa do eixo escolhido.
* Considerações finais.
* Referências: apresentar os trabalhos dos autores citados no texto,
Depois de avaliado o resumo pela Comissão Científica, o trabalho aceito será indicado para apresentação oral ou em pôster; e a versão final do trabalho; com até 20 páginas; deverá ser enviada; também; pelo site do evento.
Para inclusão nos Anais do Seminário pelo menos um dos autores dos trabalhos aceitos para apresentação oral, ou os aceitos para apresentação em pôster, deverá fazer a inscrição.